A Origem do Mênstruo

Por Fabiano Franz em 01. Feb, 2004 | E-Books | No Comments on A Origem do Mênstruo

A Origem do Mênstruo
Livro em Português.
Bernardo Guimarães

Bernardo Joaquim da Silva Guimarães nasceu em Ouro Preto a 15 de agosto de 1825 e morreu na mesma cidade a 10 de março de 1884.

Apesar de ser mais conhecido pelos seus romances, de cunho essencialmente regional, foi também jornalista, contista e poeta.

Inseparável de um espírito boêmio, que caracterizou toda a sua vida e parte da sua obra, tornou-se famoso pelos ditos humorísticos, pelas artimanhas com que ludibriava os amigos e pela predileção com que se entregava às bebidas espirituosas.

Formado em Direito, chegou a exercer as funções de Juiz numa cidade de Goiás. Porém, pouco tempo se manteve nesse cargo, pois deliberou, certa vez, absolver e dar liberdade a todos os presos da cidade.

Dedicou-se depois ao magistério, lecionando em Ouro Preto. Nunca abandonou, em toda a sua vida, a dedicação à literatura, nem diminuiu a atividade intelectual.

A primeira obra que escreveu, Cantos da Solidão (1852), é considerada por alguns críticos a sua obra-prima, em poesia. Bernardo Guimarães é o patrono da Cadeira 5 da Academia Brasileira de Letras.

Comente!