Prosopopéia

Por Fabiano Franz em 01. Feb, 2004 | E-Books | 1 Comment on Prosopopéia

Prosopopéia
Livro em Português.
Poema em decassílabo heróico, oitava rima, com 94 estrofes, foi escrito por Bento Teixeira, em louvor de Jorge d’Albuquerque Coelho, segundo donatário de Pernambuco.
Bento Teixeira
Bento Teixeira Pinta nasceu entre 1540 e 1545, tendo morrido, ao que parece, por volta de 1618.

São muito escassos e incertos os dados biográficos deste poeta e literato de limitada projeção. Formou-se no colégio da Bahia onde ensinou até fugir para Pernambuco, aí se homiziando por ter assassinado a esposa.

Escreveu um pequeno poema épico, em oitava rima, intitulado Prosopopéia, que enaltecia os feitos do terceiro donatário da capitania de Pernambuco, Jorge de Albuquerque Coelho, e que foi publicado em Lisboa em 1601.

Bento Teixeira fez uma acidentada viagem por mar, a bordo da nau “Santo Antônio”, em companhia do mesmo Jorge de Albuquerque. A seqüência de alguns dos episódios dessa viagem vem narrada na História Trágico-Marítima do escritor português Bernardo Gomes de Brito.

Um Comentário

  1. Prosopopeia, de Bento Teixeira, talvez o primeiro livro totalmente literário criado em solo brasileiro, é importantíssimo para a literatura de nosso país justamente por seus mitos e lendas em torno de tal romance. Julgo que se a obra fosse de sua origem conhecida e seu ator afamado com a certeza que os outros autores possuem na autoria de suas obras, a importância de Bento Teixeira diminuiria para a história da nossa literatura. O seu mistério o torna interessante.

Comente!