Wordfast Classic & Google Translate

Por Pricila Reis Franz em 15. Mar, 2010 | Tradução | 5 Comments on Wordfast Classic & Google Translate

Quem é tradutor como eu sabe (ou deveria saber) que hoje em dia é essencial trabalhar com uma CAT (Computer Assisted Translation), ou seja, uma ferramenta de auxílio à tradução. Por favor, não confunda com os tradutores automáticos (Google Translate, Babylon, etc). São ferramentas que permitem que o tradutor salve segmentos traduzidos e originais, de forma a consultar/sugerir quando uma expressão idêntica aparece em outro texto; ou então usar glossários, verificar terminologia, etc. São inúmeras as possibilidades com uma CAT.

Entre as que eu tenho e uso, sempre gostei muito do Wordfast (Classic), que nada mais é que uma macro dentro do Word. Um dos motivos (mas não o único!) pelo qual é a minha CAT preferida era sua compatibilidade com o Google Translate. Dependendo do tipo de texto, faz maravilhas. É claro que para um texto supertécnico não adianta, pois vai mais atrapalhar do que ajudar, acarretando na reescrita de tudo.

Nos últimos meses esse recurso não funcionava mais devido a uma mudança no Google Translate. O criador do Wordfast logo encontrou uma solução que funcionou perfeitamente para mim, e talvez sirva para outros (uso a versão 5.52zs):

Clique no “f” (“Wordfast Setup”) -> “Translation Memory” e, na aba “MT”, selecione a caixa “Web-based MT” (clique com o botão direito do mouse no espaço em branco abaixo dessa opção e selecione “Google Translate”. No segundo campo substitua “div” por “span”.

Configuração do Google Translate no Wordfast

Configuração do Google Translate no Wordfast

Feche a caixa e voilà! Parece que para segmentos muito longos não funciona perfeitamente, mas para mim está tudo normal. Pelo menos quebra o galho enquanto uma nova versão do Wordfast Classic não é liberada.

Espero que essa dica funcione para vocês também.

Tags:

5 Comentários

  1. ÉrikaLessa says:

    Priiii! Faltou falar de marcar a caixinha do “Remove tags”. E eu descobri pq eu não conseguia: na hora de substituir “div” por “span”, eu substituia a linha toda. Agora tá tudo lindo. Que emoção!!! Obrigadinha 🙂

  2. Ana Elisa Enrich says:

    Maravilha!!! Obrigada pelas instruções. Aqui funcionou bem. 😉

    • Lena says:

      I have searched and searched for that metal chicken to put in our back yard! I saw one in soe8#ne&om217;s backyard just one day after reading the Bloggess’ post and I am desperate for one. It’s awesome!I would settle for the giraffe too…. And happily!

  3. Daniel Fernandes says:

    Olá!
    Gostei muito da dica. Fiz no trabalho e funcionou que uma beleza.
    Mas fiz a mesma coisa em casa e nada…
    O que será que pode ser?
    Meu word é 2003 (SP3) – será que pode ser isso?
    A versão do meu wordfast é 5.52 e no trabalho também.
    Aguardo uma luz!

    • Daniel,

      Desculpe a demora em responder. Também uso o MS Office 2003. Pode ser que esteja dando problema por ser SP3. Você tentou alguma versão anterior do Wordfast (5.51j, por exemplo)? Qualquer coisa tentar instalar novamente o arquivo .dot.

      Espero ter ajudado.

Comente!