Santo Becape, protetor dos trabalhos perdidos!

Por Pricila Reis Franz em 10. Nov, 2009 | Tecnologia, Tradução | 1 Comment on Santo Becape, protetor dos trabalhos perdidos!

Proteja seus dados!

Proteja seus dados!

Todo o profissional que trabalha diretamente no computador sabe a importância de um backup. Imagine que você trabalhou o dia inteiro (ou semana, ou mês) em um arquivo, programando, escrevendo ou traduzindo, por exemplo, e o seu editor simplesmente fecha. Ao abrir o programa novamente, percebe que toda a produção foi perdida ou o arquivo está corrompido. A primeira reação é arrancar todos os cabelos desesperadamente, não?! Pior ainda é dizer para o cliente: “- Desculpe, mas não vou poder entregar o projeto no prazo determinado, pois tive um problema com o arquivo…”. Quantos já não perderam clientes por conta disso?

Pois apresento algumas dicas abaixo para você fazer backup (cópia de segurança) para, caso aconteça essa situação, ter uma outra cópia do arquivo disponível (e com as alterações realizadas).

Word

A primeira dica é para salvar automaticamente arquivos no Word 2003. Vá em Ferramentas>Opções>Salvar e marque as opções “Criar sempre backup” e “Salvar info. de AutoRecuperação a cada X minutos” (configure a periodicidade em que o programa deve salvar o arquivo);

A segunda é criar uma Macro para salvar um cópia do arquivo no local em que você desejar. O colega tradutor Henrique Serra criou uma e gentilmente disponibilizou em listas de discussão. Vá em Ferramentas>Macro>Editor do Visual Basic, clique em “Normal“, depois vá em Inserir>Módulo. Na seção onde o cursor estiver piscando, cole o seguinte texto:

Sub BackupSave()'
' BackupSave Macro
' Macro criada 13/11/04 por Henrique Serra
' Coloca uma cópia exata do arquivo gravado na pasta Backups indicada na macro.
'
Dim docName As Boolean
Dim templateFullName As String
docName = ActiveDocument.Name Like "Document#*"
templateFullName = ActiveDocument.FullName
If docName = True Then
Dialogs(wdDialogFileSaveAs).Show
Else
ActiveDocument.SaveAs FileName:="J:\Backups\" _
+ ActiveDocument.Name, AddToRecentFiles:=False
ActiveDocument.SaveAs FileName:=templateFullName
End If
End Sub

Na linha “ActiveDocument.SaveAs FileName:=”J:\Backups\” você altera o caminho, digitando onde deseja que a cópia seja feita ( no meu caso, “K:\Translation\Backups\”, que é minha pasta do Dropbox – outra dica que será dada logo a seguir). Salve a Macro, feche o Visual Basic e volte para o Word. Depois, vá em Exibir>Barra de ferramentas>Personalizar>Teclado, selecione no campo Categorias – Macros e depois, a macro criada (no caso, BackupSave). Posicione o cursos no campo “Pressione a nova tecla de atalho” e clique as teclas que você deseja que acionem a macro (no meu caso, Ctrl+Shift+B), depois em Atribuir e Fechar. Pronto! Cada vez que você usar esse comando, uma cópia do arquivo no qual está trabalhando será atualizada no seu backup.

Dropbox

A terceira dica já mencionei antes e serve para qualquer tipo de arquivo. É o Dropbox, um recurso para sincronização de dados via internet. Você se registra, criando um usuário e senha e tem direito a 2 Gb gratuitos (se precisar de mais, tem a versão paga). Para que serve? Para fazer sincronização entre todos os computadores (independente do sistema operacional – funciona em Windows, Mac e Linux) nos quais você instala o programa e também para manter uma cópia online. Basta colocar um arquivo no Dropbox do computador em que está trabalhando e automaticamente estará disponível também nos outros que tiverem o Dropbox instalado e na web. Se algum computador estiver offline ou desligado, a atualização será feita assim que for conectado à internet. É possível também criar pastas públicas e compartilhar arquivos e pastas com outras pessoas.

Minha Dropbox na web - cópia idêntica em todos os outros computadores

Minha Dropbox na web - cópia idêntica em todos os outros computadores

…água benta!

A quarta e última dica é: se você não tiver um sistema de backup, arranje um punhado de sal, água benta e prepare a novena pra Santa Rita de Cássia (protetora das causas impossíveis)… você vai precisar!

* Santo “Becape” é uma criação do querido tradutor Danilo Nogueira.

Tags: , , , ,

Um Comentário

  1. […] Dropbox é uma ferramenta tão maravilhosa que já foi citada anteriormente aqui, e é indispensável para quem trabalha pela internet e não pode nem pensar em perder seus […]

Comente!