Corretor gratuito com nova ortografia para Word 2003 – De Scripta

Por Pricila Reis Franz em 20. Apr, 2009 | português | 17 Comments

O Pablo Cardelino, conceituado tradutor de espanhol-português, lançou hoje um corretor gratuito para Word 2003, atualizado com a nova ortografia do Acordo Ortográfico:

De Scripta

De Scripta Corretor é um modelo para MSWord concebido e desenvolvido para corrigir a ortografia de textos conforme às regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que vige desde 1º de janeiro de 2009.

De Scripta Corretor auxilia na revisão dos textos oferecendo a grafia atualizada das palavras. De Scripta Corretor possui uma pequena lista de palavras, o Dicionário da aplicação, destinada ao registro daqueles termos que necessitem ser sempre corrigidos da mesma forma. Mas, fora os termos do Dicionário, o De Scripta Corretor analisa todos os termos do texto a partir de regras ortográficas. Isto significa que mesmo que o usuário invente uma palavra, se ela estiver grafada com critérios da ortografia antiga o De Scripta Corretor oferecerá uma correção.

De Scripta Corretor ajuda e obedece o usuário. Como é um software que utiliza regras para a análise dos termos do texto, ele é capaz de identificar quais regras são aplicáveis em cada caso, e as mostra ao oferecer as correções, ajudando o usuário a aprendê-las. Porém, é o usuário quem tem sempre a última palavra: oDe Scripta Corretor oferece as correções pertinentes, e o usuário pode aceitá-las ou não.

O usuário é livre para adicionar e editar os termos do Dicionário, assim como os prefixos considerados no uso do hífen e dos verbos terminados em -guar e -quar envolvidos nesta reforma.”

Aproveite essa ferramenta!

Atualização 18/05/2012: o corretor foi descontinuado pelo criador.

Tópicos relacionados:

- Link e dicas úteis sobre o acordo ortográfico da língua portuguesa
– O Acordo Ortográfico em quadrinhos

Tags: , , , ,

17 Comentários

  1. eliane says:

    quero baixar o word com nova ortografia

  2. […] só adquirindo um corretor alternativo (como o excelente Flip – pago – ou o De Scripta Corretor, do colega e amigo Pablo Cardelino, gratuito) ou ainda migrando para a última versão da suíte […]

  3. […] primeira dica é para salvar automaticamente arquivos no Word 2003. Vá em Ferramentas>Opções>Salvar e marque as opções “Criar sempre backup” e […]

  4. adilson saantos says:

    ola! gostaria de receber o coorretor word 2003 gratuito

  5. Carmen says:

    necesito ajuda: estudo na UB e necessito um corretor de português para español. Obrigada.

  6. José says:

    Como coloco o arquivo (descompactado), que baixei de seu site, como revisor otográfico do word 2003?

  7. Karla SM Coutinho says:

    Oi, Pribi.
    Impressionante sua vocação para tecnologia e sua disposição em propagar seus conhecimentos, bacana. Se você ainda ler comentários sobre este post, gostaria de saber se a indicação do De Scripta continua sendo atual, ou a mais atual.

    Att.,
    Karla

  8. tito says:

    mas isso é para o português de portugal? é que este site tem a extensão .br é por isso que pergunto.

  9. Pricila says:

    Sim, Tito, o corretor é pt-Br.

  10. Karla says:

    Xi, Pricila, parece que o trem se foi. O link não abre mais. Nem posso reclamar com o bispo, de tão atrasada em pôr as orações em dia… :)
    Abs,
    Karla.

  11. Artur T Bettencourt says:

    O corretor foi descontinuado? Nenhum dos links que deveria levar a baixá-lo responde…

  12. pricila says:

    Prezada Eliane,

    Ainda não saiu o corretor oficial do Word.

Comente!