Shaaman

Por Fabiano Franz em 01. Jun, 2004 | Música | No Comments on Shaaman

Shaaman

Shaaman é atualmente o nome de maior destaque do rock pesado nacional. Foi formado no segundo semestre de 2000 pelos músicos Andre Matos, Luis Mariutti e Ricardo Confessori.

Na época sem guitarrista, Hugo Mariutti foi chamado inicialmente apenas para auxiliar nas composições. O resultado foi tão positivo e inesperado que terminou por incorporar-se à banda, encaixando-se perfeitamente na sonoridade pretendida pelos demais integrantes.

Com a banda finalmente completa, o Shaaman trabalhou para tornar-se conhecido e firmar seu nome. Iniciou suas atividades com uma turnê de estréia que passou pela Europa e América Latina (França, México, Argentina, Chile e Brasil) e que causou grande receptividade de crítica e de público.

O nome Shaaman que significa “aquele que enxerga no escuro”, representando de maneira geral os sacerdotes que curam através da natureza.

Abraçando um estilo que mescla heavy metal, música clássica e World Music, a banda deu início às gravações de seu primeiro álbum, entitulado Ritual em janeiro de 2002. O disco foi inteiramente gravado na Alemanha, com exceção de algumas participações especiais que foram registradas no Brasil e EUA. A produção ficou a cargo do renomado produtor Sascha Paeth (Angra, Edguy, Rhapsody, Virgo).

“Ritual” foi muito bem recebido no Brasil e em todo mundo, sendo lançado em mais de 15 países. E a “World Ritual Tour” mostrou que boa música atrai o seu público onde quer que seja. Em um ano e meio de turnê o Shaaman passou por diversos lugares do Brasil, Ásia e América Latina e também grande parte do continente europeu. Foram mais de 130 shows neste período.

Durante o ano de 2003, o Shaaman esteve nos primeiros lugares das votações da mídia especializada, e a grande surpresa foi ter “Ritual” eleito como o melhor CD de 2002 pelos leitores da Folha de São Paulo.

Este feito se repete agora em 2004, com a banda liderando esmagadoramente os rankings de rock pesado em todas as categorias e consagrando-se ainda mais após a abertura do show do Iron Maiden no Brasil, para 45.000 pessoas.

O lançamento do DVD / CD RituAlive, gravados ao vivo no Credicard Hall com a participação de vários convidados internacionais, foi coroado com as melhores críticas e é o maior fenômeno de vendas já visto no segmento.

Em 2005, os integrantes do Shaaman resolvem inovar geral: desde o nome (no início era Shaman, mas foi acrescentado um “a” para não ocorrer confusão com outras empresas), até o som novo, apresentado no álbum Reason, que traz músicas com muita influência do metal dos anos 80. Um hino aos ouvidos dos headbangers tradicionais.

Discografia:

Ritual – 2002
comparar preços
Ritualive – 2004
comparar preços
Reason – 2005
comparar preços
Ritualive (dvd) – 2004
comparar preços

Site oficial: http://www.shaaman.com.br

Comente!