Alanis Morissette

Por Fabiano Franz em 01. Jun, 2004 | Música | 3 Comments on Alanis Morissette

Alanis Morissette

A rebelde Alanis Morissette foi responsável por um dos maiores fenômenos de vendas nos Estados unidos. O que nem todo mundo sabe é que além de não ser americana, ela nem sempre foi tão rebelde assim.

Nascida no dia 1 de junho de 1974, no Canadá, aprendeu piano, ballet e jazz aos 7 anos, compôs as primeiras melodias aos 9 e tornou-se apresentadora de um programa infantil no canal Nickelodeon aos 11. Gravou o single "Fate Stay With Me", e assinou um contrato com a MCA para o lançamento de um álbum completo. O pop dançante “Alanis” saiu em 91 e foi disco de platina no Canadá.

Já no ano seguinte, o segundo trabalho "Now is The Time" trazia um pouco mais sério da cantora e ganhou mais um disco de platina, apesar de não ter sido tão bem aceito como o anterior. Como era conhecida apenas no Canadá e o estilo de suas músicas já estava ficando ultrapassado, resolve dar uma guinada em sua carreira.

Mudou-se para Los Angeles e ao lado do compositor Glen Ballard, produziu algumas fitas-demo. A gravadora Maverick, de propriedade de Madonna, se interessou pelo material e lançou, em 1995, o álbum “Jagged Little Pill”.

A partir daí a vida da cantora mudou pra sempre: não havia nenhum resquício da sua fase pop adolescente e sim, letras provocativas e autobiográficas, cantadas com emoção, raiva e rebeldia. Praticamente todas as faixas viraram hit: "You Oughta Now", “Ironic”, “You Learn”, “Head Over Feet”, entre outras. Recebeu 6 indicações para o Grammy e faturou 3 VMA’s na MTV, chegando a impressionante marca de 28 milhões de cópias vendidas.

Após uma extensa e badalada turnê, Alanis tirou férias na Índia onde compôs o álbum "Supposed Former Infatuation Junkie", lançado em 1998. A faixa "Thank U", foi o grande destaque desse álbum, bem mais calmo e suave que “Jagged…”. Participou ainda, em 1997, do polêmico filme “Dogma” onde interpretou o humilde papel de Deus.

No ano seguinte, foi feito “Alanis Unplugged”, um especial da MTV no consagrado formato acústico. Com esse lançamento, a cantora entrou novamente na lista dos mais vendidos em todo mundo. Um cover para o clássico "King of Pain", do The Police, a faixa “Uninvited”, gravada originalmente na trilha do filme “Cidade dos Anjos”, além de novas versões dos maiores hits da sua carreira, fizeram de Alanis Morissette uma das mais bem sucedidas cantoras de todos os tempos.

Em 2002, a canadense lança "Under Rug Swept", com letras na mesma linha dos trabalhos anteriores, mas com uma sonoridade mais madura e coesa. A faixa "Hands Clean" foi o grande destaque e ganhou uma versão acústica no single "Precious illusions", lançado no mesmo ano.

Alanis lançou ainda em 2003 o pacote “Feast on Scraps”. Além de um CD com nove músicas (que inclui canções que não entraram em "Under Rug Swept", como "Sorry To Myself" e "Offer", além da imperdível versão acústica de "Hands Clean") e três vídeos, que mostram cenas da gravação do disco “Under Rug Swept”, o novo material também tem um DVD com duas horas e meia de cenas de bastidores e de vários shows da cantora canadense.

Em 2004, com mais de 40 milhões de discos vendidos em todo o mundo, Alanis Morissette apresentou seu novo álbum "So Called Chaos". O disco trouxe dez canções inéditas da canadense e a faixa bônus "Offer", exclusiva aos álbuns nacionais. "So Called Chaos" também trouxe uma faixa interativa com o "making-of" do disco, link para um website com conteúdo exclusivo, além da versão acústica de "This Grudge". Destaque para "Everything".

Já em 2005, completando 10 anos da explosão do Jagged Little Pill, Alanis regravou todo o álbum em versão acústica e lançou também uma coletânea com seus maiores sucessos, juntamente com uma versão para Crazy, de Seal.

Discografia:

Jagged Little Pill – 1995
comparar preços
Supposed Former Infantuation Junkie – 1998
comparar preços
MTV Unplugged – Alanis Morissette – 1999
comparar preços
Under Rug Swept – 2002
comparar preços
Feast on Scraps – 2003
comparar preços
So Called Chaos – 2004
comparar preços
Jagged Little Pill Acoustic – 2005
comparar preços
Collection – 2005
comparar preços
Jagged Little Pill, Live (dvd) – 1997
comparar preços
VH1 – Storyteller – Alanis Morissette (dvd) – 1999
comparar preços
Live in the Navajo Nation (dvd) – 2002
comparar preços
Feast on Scraps (dvd) – 2003
comparar preços

Site oficial: www.alanismorissette.com

3 Comentários

  1. arcanos says:

    ae pq vcs naum colokam todas as musicas no dowlds e muito melhor

  2. Junis says:

    O que posso dizer sobre a Laninha? Ela é linda e maravilhosa. Super criativa, engraçada, auto-critica, com uma mente aberta para novas experiencias, uma excelente cantora com um jeito proprio de cantar, compositora, talvez egoista, ironica, chata mas porque assim é esta mulher. Uma moça simples e  assumidamente "louca". Eu adoro a Alanis!!!!!

  3. priscila says:

    eu amo alanis morissette  ela e melhor cantora que existe no mundo te amo

Comente!