O Cortiço

Por Fabiano Franz em 01. Feb, 2004 | E-Books | No Comments on O Cortiço

O Cortiço
Livro em Português.
O Cortiço apresenta a realidade social do Rio de Janeiro em fins do século XIX, revelando-a através do contraste de dois espaços: o da habitação coletiva (por nós chamado de cortiço) e o sobrado.
Aluísio de Azevedo

Aluísio Tancredo Gonçalves, nasceu em São Luís, capital do Maranhão, em 1857. Era um excelente caricaturista, desenhista e, mais tarde, o inaugurador do nosso Naturalismo. Aluísio Azevedo pretendeu interpretar a realidade de uma camada social, quer pelo determinismo – teoria que o autor considera válida.

A cronologia da produção literária do escritor chama a atenção pelo fato de as obras naturalistas e as românticas serem, muitas vezes, simultâneas. O desnível de qualidade de seus romances certamente decorria da necessidade de escrever seguidamente, fazendo concessões ao público.

Segundo a crítica, o defeito de sua obra naturalista reside no fato de as personagens se reduzirem a meros tipos, esquemas sem vida interior. Sua grande virtude está, segundo a mesma crítica, no poder de retratar agrupamentos humanos.

Comente!