A Divina Comédia

Por Fabiano Franz em 01. Feb, 2004 | E-Books | 1 Comment on A Divina Comédia

A Divina Comédia
Livro em Português.
Dante Alighieri
Dante Degli Alighieri, escritor italiano, nasceu na cidade de Florença no ano de 1265. Estudou Teologia e Filosofia, sendo profundo conhecedor dos clássicos latinos e dos filósofos escolásticos. Foi muito mais do que apenas um literato: numa época onde apenas os escritos em latim eram valorizados, redigiu um poema, de viés épico e teológico, La Divina Commedia (A Divina Comédia), que se tornou a base da língua italiana moderna e culmina a afirmaçao do modo medieval de entender o mundo. Pertenceu ao Partido Guelfo, lutou na Batalha de Campaldino contra os Gibelinos e, por volta de 1300, iniciou a carreira diplomática. Em 1302, foi preso por causa das suas atividades políticas. Iniciou-se então a segunda etapa da sua vida: o exílio definitivo, pois não aceitou as anistias de 1311 e 1315. Afastado de Florença, viveu em Verona e em Lunigiana. Posteriormente, e seguindo as vicissitudes da política dos principados italianos, residiu também em Ravena, onde morreu em 14 de setembro de 1321.

Um Comentário

  1. Lí o livro faz + de 30 anos. Poucos acreditarão mas me lembro "vagamente" (revivecimento) da tradução (lá vai): "Da vida, em meio da jornada, tendo perdido o caminho verdadeiro achei-me embrenhado em selva escura. Descrever tal natureza umbrosa é tarefa assaz penosa que a mente reluta em relembrar…" (e vai por aí a fora).

    Não tenho cursos formais. Minha instrução é primária; 4º Ano de Grupo Escolar. Isto ocorre em minha mente (revivecimento) e muitos dos livros que lí, sou capaz de dar umas "pinceladas" no texto lido, de memória. Não sei por que? – Beleza SEU SITE; MUITO OBRIGADO.

    Antonio Carlos Claro

Comente!