A Mortalha de Alzira

Por Fabiano Franz em 01. Feb, 2004 | E-Books | No Comments on A Mortalha de Alzira

A Mortalha de Alzira
Livro em Português.
A mortalha de Alzira é o único livro do autor que se passa na sua íntegra fora do país, na França, nos arredores de Paris. Sua história é a eterna luta entre a fé e o erótico: o padre Angelo busca desesperadamente reprimir sua paixão pela cortesã Alzira.
Aluísio de Azevedo

Aluísio Tancredo Gonçalves, nasceu em São Luís, capital do Maranhão, em 1857. Era um excelente caricaturista, desenhista e, mais tarde, o inaugurador do nosso Naturalismo. Aluísio Azevedo pretendeu interpretar a realidade de uma camada social, quer pelo determinismo – teoria que o autor considera válida.

A cronologia da produção literária do escritor chama a atenção pelo fato de as obras naturalistas e as românticas serem, muitas vezes, simultâneas. O desnível de qualidade de seus romances certamente decorria da necessidade de escrever seguidamente, fazendo concessões ao público.

Segundo a crítica, o defeito de sua obra naturalista reside no fato de as personagens se reduzirem a meros tipos , esquemas sem vida interior. Sua grande virtude está, segundo a mesma crítica, no poder de retratar agrupamentos humanos.

Comente!